Apresentado pela Jeep em setembro de 2021, o modelo Grand Cherokee chega a sua quinta geração totalmente reformulado e mais moderno do que seu antecessor, lançado há alguns meses. Com capacidade de até cinco ocupantes e cinco novas opções de acabamento, o SUV apresenta agora uma versão híbrida com configuração plug-in 4xe.

O lançamento chegará ao mercado de automóveis norte-americano no final deste ano e será distribuído em outros mercados no decorrer de 2022, juntamente com a versão 4xe. Por enquanto, ainda não há previsão de chegada dos novos modelos no Brasil.

Conheça as novidades e as funções do Grand Cherokee para 2022.

O que mudou no Jeep Grand Cherokee

Layout externo

Mais luxuoso e renovado, as mudanças nesta geração são perceptíveis por dentro e por fora do veículo. Medindo 4,91 m de comprimento e 2,15 m de largura, o capô do Grand Cherokee foi alongado e seus faróis de LED redesenhados. Além disso, a grade frontal com sete fendas foi repensada. 

Tração dianteira

Um dos principais destaques do 4×4 em 2022 está na detecção de condições de estrada, que resultam no desligamento automático do eixo dianteiro ao não exigir tração nas rodas. Essa novidade chama a atenção por permitir que o veículo continue com bom desempenho até mesmo em off-road.

Configuração híbrida

A configuração híbrida plug-in 4xe também é outra característica nova apresentada no modelo, que anteriormente só era vista em modelos europeus da fabricante, nos brasileiros Compass e Renegade, e no Jeep Wrangler.

Central multimídia

O interior do carro foi todo repaginado e está ainda mais sofisticado. A Jeep investiu em revestimento produzido a partir de materiais artesanais e em novas telas para o painel central. Duas delas contém 10,1 polegadas, localizadas na central multimídia e no painel de instrumentos. Uma terceira tela, de 10,25 polegadas, é dedicada ao passageiro.

Outras telas estão dispostas para quem viaja nos bancos traseiros. Além de tudo, essas telas são integradas às demais graças ao sistema uConnect 5, que permite que todos os ocupantes estejam conectados ao seu próprio display.

Conectividade

O novo Grand Cherokee oferece recursos ao seu smartphone com sistema do Apple CarPlay e do Android Auto, permitindo que você esteja sempre conectado. O carro possibilita ainda interação com a Alexa, assistente virtual da Amazon. Assim, os ocupantes podem assistir a filmes e séries nos serviços de streaming mais populares através do Fire TV.

Outro recurso é o acesso à internet através de conectividade 4G LTE e Wi-Fi que permite até oito dispositivos integrados. 

Motor turbo

Segundo a Jeep, o sistema do Gran Cherokee 2022 combina dois motores elétricos, um motor turbo 2.0 e uma bateria de 17 kWh. O resultado é uma potência máxima de 375 cv e torque de 64,9 kgfm.

Equipado com propulsor 3.6 V6 de 293 cv e 36 kgfm de torque e o V8 5.7 de 357 cv de potência e 53,8 kgfm de torque, o SUV não depende do motor híbrido. O propulsor do V6 tem capacidade de reboque de até 2.812 kg, enquanto que o do V8 é de 3.265 kg.

Múltiplos mecanismos de segurança

Dentre outras especificações feitas pela marca, o modelo acompanha mais de 110 mecanismos de segurança avançados. Confira os mais relevantes:

  • Alerta de saída de pista com assistência de manutenção de faixa;

  • Assistência avançada à frenagem;

  • Aviso de colisão em alta velocidade com freio ativo;

  • Controle de cruzeiro adaptável com Stop & Go;

  • Detecção de tráfego cruzado;

  • Gerenciamento de faixa ativa;

  • Monitoramento da pressão dos pneus;

  • Monitoramento de ponto cego.

Alguns recursos utilizados no modelo anterior foram mantidos, como ajustes elétricos para os dois assentos frontais, além de aquecimento e refrigeração.

Sete versões disponíveis

A quinta geração oferece sete versões: Limited, Overland, Trailhawk, Summit, Summit Reverse, Laredo e Altitude - as duas últimas não estão presentes no modelo 4xe. O motor Pentastar V6 3.6L está presente em todas as versões, que gera potência e torque máximos: 293 cv e 36 kgfm. Já os modelos Overland e Summit Reserve podem ter um motor V8 5.7L, cuja potência máxima é de 357 cv e torque de 53,8 kgfm. 

No sistema híbrido plugável 4xe, o Grand Cherokee pode rodar até 40 km no modo elétrico. Ele está disponível em cinco versões: Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve. Composto por um motor a combustão (2.0 turbo) e dois motores elétricos, a máquina combina uma potência de 375 cv e 65 kgfm de torque.

Quer trocar de carro e viver novas aventuras? Confira todas as versões do Grand Cherokee em estoque na Union Jeep!