Os cuidados com o carro são imprescindíveis para mantê-lo bem conservado e funcionando bem. Ter disciplina na manutenção do veículo ajuda não só na beleza exterior, mas também na conservação dos mecanismos de funcionamento. Afinal, nada melhor do que ter um Jeep sempre impecável para exibir por aí. Separamos alguns conselhos de manutenção para ajudar você a manter seu carro sempre com aparência de novo.   

1. Cuide bem da lataria

No dia a dia seu Jeep fica exposto a diversos fatores naturais, como chuva e raios solares, que podem danificar a pintura do seu carro. Além desses, seu carro também está sempre suscetível a riscos gerados por você mesmo ou outras pessoas e pode sofrer algum arranhão ou mancha. Os danos também podem ser gerados por pedras, galhos e outras coisas que você encontra pelo caminho nas suas aventuras. 

Quando algum elemento atingir seu veículo danificando a pintura e a lataria, é importante cuidar para o estrago não piorar, por isso busque fazer os reparos necessários o mais rápido possível. Conserte arranhões, amassados, partes descascadas e queimadas da pintura sempre que notar esses problemas. Não os deixe acumular!

Descubra como funciona a garantia do seu Jeep.

2. Faça limpeza constante 

Esta dica está integrada à primeira, uma vez que para cuidar da lataria você também precisa limpá-la. Depois do contato cotidiano com a poeira, resíduos e elementos naturais e após um bom dia de aventura, do qual você volta para casa com o carro coberto de lama, é fundamental lavá-lo para evitar que ele fique manchado. Polir e encerar também são medidas a serem tomadas periodicamente e feitas com cuidado. 

Além de ter um belo carro por fora, aparentando ter acabado de sair da concessionária, você também deve preservar sua limpeza interna. Limpe o painel, o teto, o estofado e os acessórios de forma regular e com os produtos adequados, para não danificar seu veículo. Aspire o interior e lave também os tapetes e o piso do veículo, para assim mantê-lo sempre limpo e cheiroso. 

3. Fique atento aos pneus

Manter os pneus calibrados é uma forma de prezar pela durabilidade deles, já que quando cheios eles se desgastam mais devagar. Além disso, pneus em bom estado gastam menos combustível do veículo. O recomendado é que você faça a calibragem dos pneus uma vez por semana, seguindo as recomendações da montadora. 

Sempre verifique como está o desgaste dos pneus: se está ocorrendo mais na parte do meio é um indicativo de calibragem maior do que a recomendada; se for nas laterais a calibragem está mais baixa; se a ocorrência for só de um lado o problema pode ser na suspensão. 

Para rodar tranquilamente pelas ruas da cidade e trilhas off road é importante estar com os pneus em boas condições. Não se esqueça também de averiguar se eles não estão ficando carecas e sempre que isso ocorrer troque-os. 

4. Cuide do alinhamento e balanceamento

O alinhamento e o balanceamento têm influência no conforto, na segurança e no desempenho do veículo e é interessante fazer a manutenção desses pontos a cada 10 mil km rodados. 

Com seu Jeep bem alinhado você garante mais vida útil aos pneus, mais atrito com o solo, mais segurança e melhor dirigibilidade. Já com o balanceamento em dia, as rodas do carro giram sem vibrações desconfortáveis quando você está dirigido em determinadas velocidades.

Ou seja, além de serem fatores para você se atentar e manter seu carro preservado, são elementos necessários para as viagens confortáveis do dia a dia no asfalto e para os solos irregulares que você enfrenta no Jeep.

5. Fique alerta aos sinais do motor

Ruídos anormais no motor representam problemas que precisam ser averiguados. Por isso é importante que você faça manutenção constante no motor do seu Jeep, uma vez que algumas partes deles precisam ser trocadas com uma certa periodicidade.

Manter o motor em bom funcionamento é fundamental para o desempenho do seu carro. Afinal, fazer uma trilha com seu Jeep requer potência total do motor. Cuidar bem do motor é cuidar bem do seu carro.   

6. Confira a parte elétrica

A parte elétrica de um carro é essencial, pois sem ela o veículo não funciona, uma vez que tem atrelada o funcionamento de diversos componentes. Logo, é uma área que precisa de bastante atenção. Afinal, não dá para fazer uma trilha na floresta à noite sem farol, peça que está ligada aos mecanismos elétricos do carro, por exemplo. 

Busque sempre checar o alternador e as conexões de cabos. Fique atento aos sinais emitidos no seu painel de controle e ao mau funcionamento de portas, janelas, lanternas e buzina.

Confira esta checklist de revisão antes de viajar com seu Jeep.

7. Troque a água e o óleo

Manter os sistemas de arrefecimento e lubrificação do veículo em boas condições é outro fator de extrema importância para seu bom funcionamento e conservação. 

Verifique sempre o nível de óleo do motor para ver se está certo e não há vazamentos. Caso isso esteja ocorrendo representa indício de problemas no motor, que deve estar sempre frio quando for fazer essa checagem. 

Também é importante checar o nível de fluido no sistema de arrefecimento, responsável por resfriar o motor, se houver problemas nesse sistema o motor pode superaquecer. Isso causa danos das peças e pode aumentar o consumo de combustível. O nível de água não deve estar nem abaixo e nem acima do recomendado. 

Se notar irregularidades no nível de fluidos do seu Jeep procure sempre um mecânico de confiança antes de iniciar uma nova aventura. 

8. Atente-se ao consumo de combustível

É muito importante ficar atento a quantidade de combustível que seu Jeep está consumindo, pois se estiver superior ao nível normal é sinal de que há algo de errado com o motor. Assim, o automóvel pode estar fazendo mais esforço do que o normal para se mover, forçando algumas peças e desgastando-as, o que levará a futuros problemas.   

Sempre verifique a quantidade de combustível que o carro está consumindo para se deslocar e fique alerta para a frequência com a qual você está abastecendo seu veículo. 

9. Abasteça em postos confiáveis 

Seu Jeep é seu companheiro e merece tratamento especial, sempre de primeira. Uma forma de garantir os cuidados com ele e prezar pela sua durabilidade é abastecê-lo em postos de combustível confiáveis.

Infelizmente, algumas pessoas adulteram combustível e os vendem como se estivessem limpos e quem sai prejudicado nessa história é você e seu carro. As adulterações geralmente possuem produtos que fazem mal para o motor e podem afetar o funcionamento do veículo. 

10. Dirija com cautela

Para conservar a aparência e o funcionamento do seu Jeep é essencial que você seja um motorista cuidadoso. Dirigir com cautela e responsabilidade fará com que você além de evitar se envolver em acidentes, preserve seu veículo.

Tenha cuidado na hora de estacionar e sair com o carro da vaga, não deixe as rodas viradas e não pare rente ao meio fio. Freie e acelere de maneira suave, para desgastar menos as peças do veículo. E não force muito o volante nas curvas. Pratique a direção defensiva.

Essas foram algumas dicas para ajudar na conservação do seu Jeep, que merece sempre o melhor tratamento. Você sabe quais são os diferenciais dos carros Jeep? Confira as tecnologias que tornam nossos veículos tão especiais.