Você é do tipo que ama uma aventura? Que gosta de desbravar diferentes lugares? Que não tem medo de encarar uma estrada difícil? Então você precisa conhecer a tecnologia de seletor de terrenos da Jeep que leva você a todos os cantos. 


Por vezes nos deparamos com caminhos mais difíceis de se atravessar, no dia a dia muitas ruas das cidades apresentam diversos buracos e empecilhos que dificultam a passagem. Além disso, fazer uma trilha de carro ou um programa em meio a natureza pode ser um problema para alguns. Mas se você tem um veículo Jeep, não precisa se preocupar com isso! Todos os modelos da marca tem versões com tração 4x4 e com seletor de terrenos. Quais são seus benefícios? Acompanhe o texto para descobrir. 

O que é o seletor de terrenos

O seletor de terrenos é uma tecnologia presente nos carros Jeep que faz com que a tração do veículo se adapte a cada tipo de situação que você precisa enfrentar na estrada. Ele combina o modo selecionado pelo motorista ao controle do veículo, permitindo a melhor direção e desempenho. 

5 modos do seletor de terrenos

Os veículos possuem configurações específicas para cada tipo de terreno que podem ser selecionadas facilmente nos controles do carro. 


1. Auto

O modo auto é totalmente automático, quando você o seleciona, as configurações da tração são feitas automaticamente. As vantagens desse modelo de funcionamento são: pode ser usado em qualquer tipo de terreno ou estrada;  comparando com a tração em apenas duas rodas, permite melhor controle e aceleração do veículo; consome o combustível de forma mais eficiente. 

2. Snow

Caso você more no sul do país ou vá realizar uma viagem internacional com seu Jeep e precise se deslocar pela neve, você pode acionar o modo snow do seu seletor de terrenos. Com o automóvel rodando desta forma se tem uma melhora na tração e na estabilidade e é possível dar partida na segunda marcha para impedir a derrapagem das rodas. Mas não pense que você só terá a oportunidade de utilizá-lo na neve, o modo snow funciona em qualquer terreno e estrada. 

3. Sand

Quando precisar atravessar um solo arenoso, o modo sand será seu melhor amigo. Nesse tipo de terreno, a tração costuma ser desfavorável, assim a transmissão é máxima com esta fórmula, distribuindo a força de forma variável entre as rodas. Ele evita que as rodas deslizem e corrige as superfícies de areia fofa. 

4. Mud

Ao acionar o modo lama, o sistema realizará a transmissão de força de maneira variada entre as rodas traseiras e dianteiras. Ele ajuda a manter o impulso em superfícies de baixa fricção e pode ser utilizado em terrenos com lama, condições lamacentas e até mesmo na grama molhada. Você nunca mais vai precisar empurrar seu carro atolado na lama!

Vai curtir uma trilha com seu Jeep? Saiba tudo que você deve levar na sua aventura para não passar perrengue na viagem!

5. Rock

O seletor de terrenos para pedras e rochas só pode ser acionado quando você selecionar também a função 4WD Low no seu carro. Ele é ideal para atravessar terrenos com pedras grandes e fendas profundas, obstáculos que requerem uma travessia em baixa velocidade. Este modo apresenta a tração e direção em forma máxima nos terrenos irregulares. 

Como funciona a tração

O mecanismo de seletor de terrenos funciona basicamente por meio da tração. A tração é a força que o motor manda para as rodas do carro para fazer com que elas se movimentem. Pode ser entendida como a força de atrito do veículo. Ela pode ser exercida em apenas duas rodas ou nas quatro.

Tração 4x2 

A tração 4x2 está presente nos carros mais populares, utilizados apenas para os trajetos do dia a dia. Com ela, apenas duas das rodas do veículo recebem a força do motor. 

Tração dianteira

Ocorre quando a força é distribuída entre as rodas da frente do automóvel e é a mais comum de ser encontrada. A vantagem desta opção é que ela oferece mais segurança e leveza, entretanto é preciso ficar atento ao desgaste dos pneus

Tração traseira

A tração é distribuída para as rodas de trás do automóvel. Este tipo permite mais equilíbrio ao veículo, sendo mais fácil a realização de manobras esportivas, e oferece maior potência. 

Tração 4x4

A tração 4x4 distribui a força do motor entre as quatro rodas do veículo, é encontrada em caminhonetes, SUVs e picapes. Ideal para enfrentar terrenos irregulares.


Tração AWD

A tração AWD também chamada de integral é a mais moderna e tecnológica do mercado e é geralmente encontrada nos SUVs. Este tipo distribui a tração entre as rodas de acordo com a necessidade, que é avaliada por sensores. 

Tração e seletor de terrenos

As versões de modelo de carro da Jeep que possuem o seletor de terrenos possuem tração 4x4. Dentro desse sistema existe a opção 4WD Lock, acionada manualmente quando o seletor está no modo auto e automaticamente nos outros modos. Quando está ativa, ela trava a unidade de transferência de força, o que garante imediata disponibilidade de torque nos eixos traseiros. 


Também é possível rodar com o 4WD Low, que deve ser ativado com o carro parado e câmbio na posição neutra. É utilizado quando há necessidade de tração adicional e em superfícies pouco estáveis e escorregadias. Quando o veículo estiver neste modo não deve ser dirigido em alta velocidade, o recomendado é não ultrapassar os 40 km/h. 

Capacidade off-road

Uma das maiores vantagens que o seletor de terrenos oferece é que ele oferece aumento da capacidade off-road do seu veículo, permitindo com que você tenha experiências ainda melhores nas aventuras fora de estrada, com todo o conforto e tecnologia da Jeep. 


Explore todo tipo de ambiente a bordo do seu Jeep! Se você quer testar seu carro na areia, na lama ou nas pedras há várias trilhas e travessias off road no estado de Minas de Gerais e ao redor do país que você pode fazer. Confira esta seleção. Testa o seletor de terrenos snow na neve no Brasil é uma tarefa complicada, mas ele também funciona bem em solos lamacentos.


Quer viajar com seu off-road? Confira estas indicações.