Checklist: faça uma revisão no seu Jeep antes de viajar

16/12/2020 Revisão

Fim de ano é uma das épocas favoritas dos brasileiros para viagens. Embora saibamos que em 2020 pode ser um ano diferente, ainda é possível que encontremos muitas pessoas pegando estrada. Por isso, se esse for o seu caso, é muito importante que você prepare seu veículo para essa viagem.

Infelizmente, datas comemorativas como Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa coincidem com um aumento do número de acidentes nas estradas. Isso se deve tanto pela imprudência humana quanto pela condição do veículo. Ou seja, além de adotar boas práticas no volante, prezando pela direção defensiva, é preciso fazer uma revisão no seu Jeep.

Importância da revisão

Muitas pessoas acham que a revisão pode ser um gasto desnecessário, mas é aí que você se engana. A revisão é um investimento. Há muitas peças que possuem prazo de validade, assim como os fluidos. E para garantir o bom funcionamento do veículo, o ideal é que a troca seja feita no período certo.

Outro ponto importante da revisão preventiva é evitar que um problema que hoje parece pequeno, se transforme em algo maior. Imagine se seu veículo apresenta problemas na estrada e você precisa guinchá-lo ou levar em qualquer mecânico que estiver no caminho? 

Ou seja, a revisão preventiva significa também preservar seu bolso, gerando economia, ao mesmo tempo que conserva o veículo, mantendo seu valor no mercado. Afinal, quando o problema se torna sério, a manutenção corretiva é mais cara ou o dano pode ser irreversível.

E principalmente, esse cuidado é fundamental para garantir a segurança do motorista e dos passageiros. Em caso de emergência, um veículo em más condições terá uma resposta mais lenta e menos eficiente, podendo levar ao acidente.

Dicas antes da revisão

O ideal é que a revisão aconteça dias antes da sua viagem. Afinal, se houver alguma irregularidade, pode ser necessário deixar o veículo por mais tempo na concessionária ou mecânica, esperando a troca de peças.

Também é muito importante que você leve seu veículo a um estabelecimento de confiança, para garantir a qualidade do serviço. Busque por profissionais especializados, sobretudo em caso de falhas mecânicas.

Confira a seguir uma checklist de quais itens revisar antes da sua viagem:

Checklist: o que revisar no seu Jeep antes da viagem

1. Freios

A condição do freio pode ser a diferença entre evitar um acidente ou não. Ainda que tenhamos cuidado na estrada, nem sempre podemos prever o que o outro motorista irá fazer.

É por isso que precisamos estar atentos para reagir. Porém se o sistema de freios não estiver em condições adequadas, o acidente não poderá ser evitado ou minimizado. Por isso não deixe de conferir também as pastilhas e os discos.

2. Fluidos e filtros

Os fluidos são muito importantes para garantir o bom funcionamento dos sistemas que compõem o veículo. Por isso, lembre-se de verificar a validade do óleo de motor, transmissão, direção hidráulica e embreagem. Caso já tenha dado o prazo de troca, não deixe para depois.

Verifique também se há algum vazamento, necessitando de reposição constante. Isso pode levar ao desgaste das peças por falta de lubrificação, por exemplo. Observe ainda se os filtros de ar, ar condicionado e combustível precisam ser limpos ou trocados.

3. Pneus

A revisão dos pneus acontece através da calibragem. O ideal é que o valor seja ajustado segundo a recomendação do fabricante, levando em consideração o peso que o veículo irá transportar.

É muito importante observar o desgaste dos pneus e a presença de bolhas. Isso pode indicar que há necessidade de alinhamento da suspensão. Caso os pneus estejam carecas, é necessário realizar a troca. Verifique também a condição do estepe.

4. Rodas

É muito importante checar também as rodas. Caso sejam de ferro, verifique se as rodas não estão com amassados. Quando a roda está com problemas, isso também interfere na pressão do pneu, pois gera escape do ar. Se notar essa situação, leve o veículo ao borracheiro.

Caso as rodas sejam de liga, observe a presença de quebras e trincas. Nesses casos, é necessário realizar a troca.

5. Balanceamento e alinhamento

Muitas pessoas confundem alinhamento e balanceamento. O primeiro evita que o carro entorte na direção quando deveria seguir em linha reta. Isso compromete a segurança do veículo, sobretudo em curvas e velocidades maiores. Já quando as rodas estão desbalanceadas, o volante tende a vibrar.

Esses dois problemas devem ser verificados caso você tenha trafegado por vias irregulares ou se as rodas tiverem sofrido com alguma batida no meio-fio.

6. Sistema elétrico

As luzes são muito importantes na estrada. Elas ajudam tanto na visibilidade quanto na sinalização para os outros veículos. Fazer ultrapassagens ou frear sem sinalizar pode causar acidentes e é claro que você quer evitá-los.

Por isso, verifique se as luzes de setas, freios, luz de ré, farol alto e baixo e pisca-alerta estão funcionando. Também é importante verificar as luzes do painel, a bateria, o motor de partida, o alternador e demais componentes do sistema elétrico.

7. Correias dentadas

As correias dentadas são peças que não podem deixar de ser trocadas quando atingir o prazo de validade. O rompimento da correia pode gerar sérios danos ao motor e isso irá custar caro ao bolso.

Por isso, esteja atento: o ideal é trocar essa peça a cada 50.000 km rodados. Caso você rode muito com o carro, vale verificar antes desse prazo, dando uma olhada a cada 15.000 km.

8. Equipamentos de segurança

Além do estepe, é importante ter no carro o triângulo, o macaco e a chave de roda em boas condições. Embora não seja mais obrigatório por lei, ter um extintor de incêndio dentro do carro e saber usá-lo pode minimizar danos em caso de emergência.

Lembre-se de conferir também se os airbags estão dentro da validade ou se precisam ser trocados, caso tenham sido usados. Os cintos de segurança também devem estar em bom estado. E embora não seja um equipamento de segurança, manter as palhetas do para-brisas conservadas melhora a visibilidade na chuva, prevenindo acidentes.


Pronto, agora você já sabe o que é importante verificar antes de pegar estrada. Depois de realizar a revisão, é hoje de arrumar as malas! Confira nosso
Guia completo para preparar seu carro para a viagem.