Destino Jeep: O que não pode faltar na bagagem

14/12/2020 Destinos Jeep

Quando se trata de viagem há muito que se planejar: escolher o destino e a data, calcular os gastos, fazer uma revisão no Jeep antes da viagem e também as malas. Se você precisa de uma forcinha com a bagagem, preparamos um checklist que pode resolver seu problema de uma vez por todas. 

A primeira regra é: abra mão de acessórios desnecessários e evite ao máximo o excesso de bagagem. Busque pela praticidade. Um bom mochileiro ou aventureiro leva o mínimo de coisas possíveis e aproveita ao máximo para relaxar, conhecer novos lugares e culturas, ver um nascer ou pôr do sol diferente, mergulhar em outros águas…

Seja qual for a sua aventura, é preciso escolher muito bem o que vai levar. Se faltar algo, pode não ser nada fácil encontrar para comprar durante a viagem. Se sobrar, pode ser necessário deixar algo pelo caminho.

Antes de tudo, saiba qual será seu roteiro de viagem: que locais visitar, quantos dias pretende ficar, onde irá se hospedar ou se vai dormir em barracas ou mesmo no seu Jeep. Ter tudo esquematizado te ajuda a saber o que irá precisar, principalmente se a ideia for explorar novos lugares, sem fazer muitos planos. Você precisa ter o mínimo de noção do que terá pela frente.

Se quiser uma dica, conheça quatro cidades do Sudeste que contam a história do Brasil.

O segundo passo é saber onde irá colocar suas coisas. É importante que a mala ou mochila seja leve, resistente e impermeável. Se atente ao peso que o material e sua coluna suportam. Ficar com as costas doendo ou ter uma alça arrebentada podem atrapalhar a viagem. E se tiver onde deixar sua bagagem, tenha uma mochila menor para guardar apenas o que for necessário para o passeio do dia.

Escolhidos os dois primeiros pontos, é hora de fazer a mala.

7 dicas do que não pode faltar na bagagem

1. Roupas

Verifique as características do ambiente para onde você está indo, de acordo com a estação do ano, e escolha roupas apropriadas. A previsão do tempo indica que irá fazer frio ou calor? Irá chover ou o tempo é muito seco? O clima varia ao longo do dia? Também combine as roupas com as situações: é um ambiente de praia, urbano ou com trilhas? A internet pode proporcionar muitas informações para que você se prepare. Em caso de dúvida, você pode até levar algo extra, mas lembre-se que isso ocupa espaço e também pesa.

Em ambientes frios: blusas de manga comprida, calças confortáveis, casacos, touca, cachecol e luvas. Em ambientes quentes: boné, óculos de sol, roupas leves como camisetas e shorts e roupa de banho. Nesse caso, você também pode dar preferência a tecidos com proteção UV. Em qualquer situação, não esqueça de levar roupas íntimas suficientes. Se a preocupação for combinar, mantendo o estilo, prefira peças neutras.

A quantidade de roupas depende do número de dias que vai ficar fora. É possível lavar suas peças e deixá-las secando? Se sim, não precisa levar muitas mudas de roupa, pois poderá reutilizá-las. Do contrário, separe também um compartimento na bagagem para as roupas sujas.

Para enfrentar uma aventura, os calçados precisam ser muito confortáveis, para que não fique com os pés doendo ao final do dia, ou logo no início. Escolha calçados resistentes e com o solado menos liso. Em ambientes úmidos, priorize um par de tênis impermeável e fácil de limpar. Um par de chinelos também é bom para deixar os pés respirarem nos períodos de descanso.

2. Alimentação

Esse quesito depende muito do paladar e estilo de vida de cada pessoa. Se você vai para um lugar que não tenha restaurantes ou lanchonetes, precisa estar preparado para tudo. Talvez os lugares por onde irá passar não tenha um mercadinho para atendê-lo. Caso você se hospede em uma casa alugada, pode levar algumas comidas simples para cozinhar. Mas se for acampar ou fazer passeios de ecoturismo, por exemplo, vai precisar levar alimentos já prontos para consumo e repôr as energias durante as atividades.

Você pode apostar em alimentos leves, de fácil digestão, como barras de cereal, frutas, sanduíches naturais e não esqueça de levar água fresca e bebidas energéticas. Calcule o número de refeições e quantidade de alimento por pessoa para não faltar, e armazene de forma adequada para que nada estrague.

3. Higiene pessoal

Prepare uma necessaire com escova de dentes e creme dental, desodorante lenços umedecidos, pente, sabonete, shampoo e condicionador. Vale comprar toalhas com tecnologia de rápida absorção e que ocupam pouco espaço na mala.

Para qualquer ambiente, principalmente quando em contato com a natureza, é importante levar repelente, protetor solar e também hidratante corporal e facial, para evitar ressecamento da pele. Álcool em gel também é útil para desinfetar as mãos e também objetos.

4. Saúde

É importante levar um kit de primeiros socorros e, claro, saber como usá-lo. Acrescente na lista antisséptico, antitérmico, anti-inflamatório, analgésicos e gazes esterilizadas, adesivos e uma tesoura para auxiliar nos curativos. Não se esqueça dos remédios controlados ou de rotina, caso você faça uso.

5. Para acampar ou dormir no carro

Se for acampar ou dormir no carro, não esqueça de levar barraca, saco de dormi, travesseiro e manta. Almofada para pescoço, máscara para olhos e protetor de ouvido também são uma boa pedida. Leve também lanterna, carregador portátil para celular e adaptadores de tomadas para não ficar na mão.

6. Para passar o tempo

Se quiser registrar os cenários mais bonitos e os momentos marcantes, separe um espaço na mala para levar uma máquina fotográfica, ou só o celular já pode servir. Para passar o tempo, livros, revistas e fones de ouvido. Para viagens em grupo, pode ser bacana levar baralho ou outros jogos de cartas.

7. E claro…

Não se esqueça de levar seus documentos - vale fazer uma cópia autenticada por segurança -, além de dinheiro vivo e celular, com um chip da operadora que funciona no lugar para onde você vai. Mesmo que queira se isolar do mundo, precisa estar preparado para eventuais emergências. Dependendo da viagem que for fazer, precisará ter o passaporte em dia e contratar um seguro de vida. Fique atento às exigências legais de outros países.


Gostou deste conteúdo? Confira nosso Guia completo para preparar seu carro para a viagem.