Dicas Jeep: Como usar o GPS na estrada

16/02/2021


Todo mundo tem uma história de estrada. Seja ter a viagem atrasada por alguma obra ou engarrafamento, seja o erro na hora de pegar uma saída e só haver um retorno lá longe para consertar o trajeto. É para isso que serve o GPS: planejamento e segurança. Então antes de sair para uma viagem com seu Jeep, confira nossas dicas sobre como usar o GPS na estrada.

Hoje em dia o sistema de localização por satélites possibilita ao motorista acessar informações tanto online quanto off-line. Essa praticidade nos permite saber sobre o trânsito, checar as melhores rotas e vários outros benefícios. A cada nova atualização, melhora a precisão desses aparelhos e as vantagens que ele oferece.

Você já pensou que no início dos anos 2000, o GPS era ainda uma novidade no mundo automobilístico e poucos podiam pagar? Adaptado do uso militar para o uso cotidiano, naquela época modelos de carros estavam começando a sair equipados da fábrica. Hoje, vinte anos depois, esse sistema está implantado em qualquer smartphone e é uma ferramenta básica no dia a dia dos motoristas. Impressionante, né?

Vantagens do GPS na estrada

Mesmo que você já conheça o caminho que irá fazer, o GPS traz algumas vantagens. Já se você estiver indo para um destino inédito, mais um motivo para não abrir mão desse sistema.

A primeira vantagem está no planejamento. Seja no GPS do seu Jeep ou no aplicativo de smartphone, você pode traçar um roteiro, estudando com antecedência por onde irá passar. Assim, você pode se preparar para enfrentar a distância, escolher pontos de parada e até localizar alguns pontos turísticos que queira visitar no caminho. Conseguir encontrar bons postos de gasolina, lugares para comer e até uma farmácia é sempre importante em uma viagem.

Durante a viagem, os sistemas on-line, principalmente do celular, são ótimos para sondar o trânsito e a condição das estradas. Você pode observar e reagir com antecedência quando tiver um desvio, radar, buracos na pista, obras ou mesmo um engarrafamento que pode ser evitado.

O sistema pode até te ajudar a fazer uma ultrapassagem com segurança, se você precisar verificar, por exemplo, qual a extensão da linha reta. Assim, você não corre o risco de iniciar uma ultrapassagem perto de curvas.

Confira o guia sobre como preparar seu carro para a viagem.

Como usar o modo off-line

Você já deve estar acostumado a usar dentro das cidades alguns aplicativos de trânsito, mas para a estrada é interessante procurar por um aplicativo ou sistema que funcione também de forma off-line. Assim, o GPS não te deixa na mão caso não haja sinal e você pode seguir a sua rota. Isso também vale para quando você precisar economizar dados móveis.

Para usar essa funcionalidade, você precisa fazer o download do mapa antes da viagem, quando ainda tiver conexão com a internet. Além do Google Maps, alguns exemplos de apps que funcionam off-line são Maps.Me, TomTom Go Brasil, Here WeGo e GPS Brasil, entre outros. Recentemente, o próprio Waze adotou essa possibilidade.

Como evitar armadilhas do GPS

Muitos motoristas têm medo de usar o GPS e acabar sendo levados a lugares perigosos, especialmente dentro das cidades. Existem algumas práticas que podem reduzir a probabilidade disso acontecer:

-       Faça um estudo da rota e verifique se o local de destino marcado está correto, pois pode acontecer de ter mais de um lugar com o mesmo nome;

-       Escolha o modo de visualização que mais facilite a identificação do trajeto: o modo 2D pode ser o mais indicado;

-       Utilizar o sistema de voz do GPS também ajuda a manter a atenção e não errar os comandos, evitando de ter que corrigir o trajeto;

-       Caso não conheça a rota, opte por aquela que prioriza rodovias, avenidas e ruas mais conhecidas e sinalizadas. Pegue atalhos (trajetos curtos) apenas se já estiver acostumado com aquela rota;

-       Mantenha o sistema ou aplicativo sempre atualizado para que você saiba sobre as mudanças nas sinalizações de trânsito.

Agora que você já sabe como usar o GPS na estrada, confira alguns possíveis destinos para a próxima viagem com seu Jeep.