Como funciona a garantia do seu Jeep

23/12/2020 Serviços


Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), bens duráveis e serviços já possuem por lei a garantia legal de 90 dias. No caso dos veículos novos, as montadoras podem optar por oferecer garantias contratuais de um a cinco anos, a depender da empresa.

No entanto, o dono do carro precisa ficar atento às condições do contrato para que não perca o benefício. É preciso observar o que está incluso ou não e quais são as obrigações de ambas as partes. Tanto a montadora quanto o proprietário do veículo têm direitos e deveres a cumprir para manter o acordo. Por isso, é preciso ficar atento caso haja alguma condição que, quando quebrada, leve à perda da garantia.

Por exemplo, caso haja necessidade de trocar as peças, é necessário que o reparo seja realizado em um local autorizado pelo fabricante e que sejam utilizadas peças originais ou homologadas pela marca. Também é importante que o proprietário não falte às revisões obrigatórias, nem deixe de fazer reparos necessários.

Em geral, a garantia começa a contar a partir da entrega do produto ou serviço. Dentro dos 90 dias determinados pelo CDC, todos os reparos feitos por defeito de fábrica devem ser gratuitos. Quanto à garantia contratual, vale aquilo que foi acordado.

As garantias, porém, não cobrem danos causados por mau uso, nem aqueles causados por desgaste natural. Esse é o caso das pastilhas de freio, pneus, estofamentos, borrachas, amortecedores e itens de suspensão, entre outros componentes.

Como funciona a garantia da Jeep

Ao adquirir um Jeep, estão inclusos na garantia serviços de reparação ou substituição de peças defeituosas, mão-de-obra qualificada e assistência em viagem. Em caso de defeito na pintura, o fabricante fornece a pintura parcial ou completa, segundo a necessidade.

A garantia também cobre a perfuração da carroceria, devido a corrosão ocorrida de dentro para fora. Nesse caso, o fabricante providencia a reparação ou substituição das peças perfuradas durante:

  • Um período de 7 anos a contar da data de entrega do seu veículo novo Jeep para painéis externos da carroçaria (visíveis do exterior), sem limite de quilometragem;

  • Um período de 24 meses a contar da data de entrega do seu veículo novo Jeep, para outras peças, sem limite de quilometragem.

O prazo de 24 meses começa a contar a partir da data de registro inicial do veículo e não há limite de quilometragem. Mas o cliente também pode adquirir extensões da garantia. Os benefícios dependem do serviço contratado.

As regras e benefícios podem ser eventualmente alteradas. Para conferir as regras vigentes atualmente, acesse o site do fabricante. Lá você também encontra respostas para perguntas frequentes.

Como evitar a perda da garantia

Segundo o site do fabricante, para manter a garantia, é necessário que o proprietário leve seu Jeep para realizar a manutenção programada segundo o Livro de Uso e Manutenção do veículo.

O cliente pode escolher realizar essa manutenção ou qualquer reparação não objeto da garantia em qualquer oficina da Rede de Distribuidores Autorizados do Serviço e de Peças Jeep que disponha dos meios adequados e que siga as indicações estabelecidas no livro.

O cliente também pode realizar operações fora da Rede de Distribuidores Autorizados do Serviço e de Peças Jeep, sem que isso implique na perda da garantia em vigor.


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