Guia: como escolher o carro ideal para produtor rural

16/02/2021


Segundo dados do Censo Agropecuário do IBGE de 2017, o Brasil tem cerca de 5 milhões de estabelecimentos rurais, sendo que 77% correspondem a agricultura familiar. Em 2018, o país contabilizava cerca de 4 milhões de produtores rurais, no primeiro semestre. São muitos trabalhadores e empresários que alimentam os brasileiros.

Hoje, a rotina de produção já não é a mesma de décadas ou poucos anos atrás. O avanço das tecnologias de comunicação te permite acompanhar como anda o mercado, qual a cotação do dólar, como será a metereologia dos próximos dias e como isso impacta na produção, entre tantos outros recursos. Tanto no plantio quanto na criação de animais, as tecnologias também avançaram para aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Nesse cenário, seu carro também precisa ser moderno para acompanhar a rotina agitada, fazer o transporte de mercadorias, visitar as lavouras ou fazer reboques, por exemplo. Quantas vezes você não precisa ir até a cidade ou correr para resolver algum imprevisto de trabalho? A versatilidade de um bom carro pode te permitir aproveitar até os momentos de lazer com a família.

Trabalhar em zonas rurais não é missão para qualquer carro. O seu carro realmente precisa trabalhar junto com você, acompanhar o ritmo pesado do seu dia a dia. Isso significa ter um veículo forte, robusto e espaçoso, pronto para encarar e vencer todos os tipos de terreno. E isso está diretamente ligado à tecnologia. Hoje em dia um 4x4 oferece muito mais conforto e segurança.

Neste guia, nós vamos te ajudar a escolher o carro ideal para sua rotina como produtor rural. Falaremos sobre:

-       o que é importante ter em um carro para zona rural;

-       a quais facilidades o produtor rural tem direito no momento da compra, através da Venda Direta;

-       tira-dúvidas sobre o seguro auto para carros off-road;

Vamos lá?


O que deve ter no carro para zona rural

É muito importante que o motorista que transita por zonas rurais saiba escolher o melhor veículo que atenda às suas necessidades e que esteja bem adaptado à estrada de terra. Há muitos detalhes a serem considerados antes de saber se um carro é ideal ou não para você.

Separamos aqui algumas dicas sobre o que deve ter em um carro que irá encarar as adversidades da zona rural:

Tração

Os mais recomendados são os veículos com tração 4x4, que significa que a potência do motor é distribuída para as quatro rodas. Isso permite aumentar a aderência e facilitar as manobra em terrenos irregulares, passando com mais tranquilidade por trechos difíceis, como atoleiros.

É aí que o off-road se destaca com performance e eficiência para o trabalho no campo. Seu sistema atende aos mais variados tipos de terreno: lama, areia, asfalto, terrenos pedregosos e outros. Alguns modelos possuem até seletor de terreno, que possibilita reconhecer o tipo de solo e adaptar o carro mais rapidamente às novas condições.

A tração 4x4 também confere vantagens no asfalto, sobretudo em casos de curvas fechadas ou pistas molhadas. Toda essa força também irá contribuir muito quando o veículo precisar fazer papel de guincho.

Altura

Se as estradas já possuem tantos obstáculos como buracos e lombadas, imagine o meio rural. Ao comprar um veículo, você precisa considerar o tipo de terreno que ele irá encarar. É bem provável que você possa precisar passar sobre galhos de árvores, pedras, entre outros.

Por isso, para que o carro não seja danificado, ou até mesmo perfurado, é importante que você avalie a altura do veículo antes da compra. Isso significa observar principalmente o escapamento, o coxim de transmissão e o eixo traseiro.

Quanto mais alto for a distância entre a parte mais baixa do carro e o solo, maior a segurança e também o conforto. Considere também que a quantidade de peso que o veículo carrega também interfere na altura. Ter uma proteção extra no cárter e no tanque de combustível pode cair bem.

Angulação de entrada, saída e ventral

Os ângulos de entrada, saída e ventral são aqueles que determinam a capacidade do veículo de sair de obstáculos, dos mais simples como calçadas, até os mais desafiadores.

O ângulo de entrada é o ângulo entre o para-choque e as rodas dianteiras, que irá permitir que o carro encare uma subida acentuada sem danificar o para-choque frontal.

O ângulo de saída irá evitar pancadas no para-choques traseiro em uma descida. Ele é determinado pelo ângulo entre o para-choques traseiro e as rodas traseiras.

Já o ângulo ventral é o ângulo entre as rodas e a amplitude do centro do veículo. Ele determina a facilidade com que o carro consegue sair de valas e buracos. Isso pode ser mais complicado no caso de veículos com chassis longos, como a picape.

Estabilidade

A estabilidade garante tanto a segurança da direção, quanto o conforto dos passageiros. Ela é adquirida com a suspensão e os pneus adequados. Mas o grande diferencial dos carros mais modernos é o controle de estabilidade.

Esse sistema age em conjunto com os freios, e atua para evitar a derrapagem em curvas e solos escorregadios, e até mesmo capotamentos. O controle estabilidade monitora a rotação e a velocidade, e verifica se algum disco está perdendo a aderência com o solo. Quando isso ocorre, o freio é acionado para aquela roda, compensando a perda.

Motor

Quando se está fora da estrada, é muito importante aliar potência do motor, para enfrentar obstáculos difíceis, com a economia de combustível. Afinal, se você está na zona rural, pode ser difícil encontrar locais para abastecer. Para carros off road, uma boa alternativa são os motores flex ou turbo.

Motores com turbocompressor melhoram o desempenho do veículo, além de otimizar a mistura de ar e combustível. Isso é importante tanto para a economia de combustível, quanto para a redução dos gases poluentes emitidos pelo veículo. Esse recurso é muito comum em motores a diesel.

Pneus

Além da suspensão elevada e a carroceria reforçada, você pode adquirir pneus específicos para a estrada de terra. O tipo off road possui sulcos profundos que garantem a tração do veículo em solos acidentados, mas eles não são ideais para o asfalto.

Caso você pegue uma estrada pavimentada com pneus próprios para a terra, o desgaste será maior, o que pode interferir tanto na estabilidade como no consumo de combustível. Se você também precisar trafegar no asfalto, pode ser indicado utilizar pneus de uso misto.

Segurança

É claro que seu veículo não pode pecar na segurança. O freio ABS e o airbag duplo frontal já são obrigatórios por lei no Brasil desde 2014, mas pode ser interessante ter um sistema de airbag mais completo, que proteja também as laterais.

Hoje em dia, outras tecnologias que contribuem para a segurança são os sensores de capotamento. Além do sistema de resposta de segurança, que abre portas, desliga o combustível e acende as luzes em sinal de perigo.

Conforto e praticidade

Se você vai utilizar o carro para o trabalho, espaço é fundamental. E quando se trata de conforto, ainda mais considerando o clima do Brasil, o ar condicionado também é indispensável. Hoje em dia é muito comum que esse acessório já venha instalado no veículo, mas o avanço tecnológico já possibilita a escolha da temperatura de ar que será voltado para cada passageiro, separadamente.

Outro acessório que pode fazer toda a diferença é a Central Multimídia, onde você pode conectar seu smartphone, para receber e fazer ligações sem descuidar do volante. Você também pode conferir o sensor de estacionamento e até contar com GPS e câmera de ré, o que facilita muito nas manobras. Além disso, quando precisa relaxar em meio a tanto trabalho, poder sincronizar uma playlist também cai bem.

Além da central, hoje em dia, outros equipamentos estão cada vez mais inteligentes. Alguns modelos possuem painéis que apontam a temperatura dos componentes do carro e a pressão dos pneus, entre outras informações. Há também modelos que incluem monitoramento de ponto cego.

Existem ainda vários acessórios que você pode incluir no Kit Off Road, segundo a necessidade. Geralmente, eles podem ser adquiridos e adicionados na hora da compra. Para um veículo off road, vale a pena ter estribos laterais, para-barro e quebra-mato no para-choque.


Desconto para produtor rural

O produtor rural formalizado tem diversos benefícios, entre eles, poder comprar seu automóvel com desconto. Isso acontece por meio das Vendas Diretas, onde a própria montadora comercializa o veículo, tendo a concessionária como intermediária.

Por ser um desconto concedido pelo fabricante, não há isenção de impostos, como acontece para categorias de taxista e PCD. O benefício é válido para alguns veículos e o percentual de desconto pode variar segundo o modelo e o fabricante.

Para garantir o benefício, o produtor rural precisa se dirigir até a concessionária e apresentar ao menos um documento que comprove a atividade. Confira:

Documentação necessária

É obrigatória a apresentação de ao menos um dos seguintes documentos que comprovem a atividade do Produtor Rural:

-       Contrato de arrendamento citando o nome e CPF do Produtor Rural;

-       Cartão de identificação do produtor rural com validade regular;

      Declaração Cadastral de Produtor (DECAP);

-       Certidão negativa ou positiva (com efeito, de negativa) de débitos de imóveis rural do Ministério da Fazenda;

-       Declaração Cadastral (DECA inicial);

-       Ficha de inscrição cadastral emitida pela Secretaria do Estado;

-       Declaração do ITR-DIAC/DIAT;

-       Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR);

-       Declaração do INCRA informando que o CCIR é válido;

-       Cadastro geral do produtor emitido pela Prefeitura;


Existe seguro auto para veículo off road?

Muitas pessoas ficam em dúvida se os veículos off-road, são cobertos pelo seguro auto. A resposta é sim, existem seguradoras que aprovam esses veículos, mas nem todas. Isso acontece porque o carro off-road é muito usado para aventuras, como esportes radicais e trilhas, o que pode causar muito dano, inclusive sinistros.

Porém, existem exceções. Algumas seguradoras, inclusive, oferecem indenização em casos de roubo ou furto, colisões que resultam em perda total ou parcial, e outras vantagens. Saiba quais as principais opções:

Seguro para terceiros

O seguro off-road para terceiros oferece proteção em caso de danos a outra pessoa, seja material ou corporal. Isso é possível de acontecer por motivo de acidente. Algumas seguradoras também podem oferecer serviços de assistência 24 horas, tanto para a pessoa que sofreu o dano, quanto para o segurado.

Seguro de roubo e furto

Esse seguro garante a indenização para o segurado em caso de roubo ou furto. O valor pago depende do que foi acordado em contrato e leva em consideração a Tabela Fipe. Alguns desses seguros também podem incluir rastreador veicular, além de contar com serviços de assistência 24 horas.


Gostou das dicas? Antes de escolher seu veículo, não deixe de conferir as opções e vantagens na concessionária Union Jeep mais próxima de você.